Os roedores têm alto poder de proliferação e se adaptam facilmente em diversos ambientes, sejam eles urbanos ou rurais. Com olfato extremamente apurado, os roedores identificam facilmente alimentos para consumirem.
Dentre as várias espécies existentes, três merecem atenção: camundongo, ratazana e rato de telhado.
O camundongo (Mus musculus) tem habilidades como escalar e roer. Com patas e cabeça pequenas, olhos e orelhas grandes, o camundongo, também conhecido como rato doméstico, come aproximadamente 3 gramas de alimentos por dia e sobrevive com pouca água. O cereal é o seu alimento preferido. O seu ninho pode ser encontrado em móveis, despensas e gabinetes de cozinha.
A ratazana (Rattus norvegicus) pode nadar, escavar e roer. É a maior das três principais espécies, com um corpo de 21 a 26 cm de comprimento. A ratazana, também chamada de rato de esgoto, come diariamente cerca de 10% do seu peso corpóreo e podem obter alimentos de lixos orgânicos, cereais, raízes, entre outros. Em áreas rurais, como por exemplo aviários, esses roedores podem provocar a queda de produtividade, causando transmissão de parasitas e doenças aos animais e trabalhadores rurais, além de danos nas instalações.
O rato de telhado (Rattus rattus) normalmente habita nas partes altas das instalações como o forro das casas, depósitos e armazéns. O rato do telhado consegue facilmente equilibrar-se em vigas, cabos telefônicos e fios elétricos. Esses roedores consomem cerca de 30 gramas de alimento por dia, preferindo legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos.
Para assegurar a eficiência produtiva do seu negócio e a saúde da sua família, é importante manter os ambientes protegidos. A MATIPRAGAS recomenda que você procure por uma empresa de dedetização que ofereça um serviço seguro, com soluções eficientes e profissionais capacitados.